Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Palavras chave

Últimos assuntos
» Canário Mehringer
Sex Mar 01, 2013 1:21 pm por Francisco C. Bom

» MUDA DE PENAS
Qui Fev 28, 2013 6:37 pm por Francisco C. Bom

» CANARIOS AGATA AMARELO INTENSO E NEVADO
Qui Fev 28, 2013 4:34 pm por Edson Oliveira

» AMAS SECAS
Seg Fev 25, 2013 8:08 am por Francisco C. Bom

» Apresentação de Francisco C. Bom
Seg Fev 25, 2013 8:00 am por Francisco C. Bom

» TIPOS DE CANTO
Dom Fev 24, 2013 10:57 am por Canaril UFC

» EVITANDO OS ANTIBIÓTICOS
Dom Fev 24, 2013 10:24 am por Canaril UFC

» Avaliação do Lipocromo
Dom Fev 24, 2013 10:19 am por Canaril UFC

» O FRISADO GIGANTE ITALIANO
Dom Fev 24, 2013 9:36 am por Canaril UFC

Junho 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário


PREPARANDO OS FILHOTES DE CANTO CLÁSSICO PARA CONCURSO

Ir em baixo

PREPARANDO OS FILHOTES DE CANTO CLÁSSICO PARA CONCURSO

Mensagem  Edson Oliveira em Qui Jan 17, 2013 4:35 pm

Os canários de canto clássico provavelmente são os que mais trabalhos dão, aos criadores para na hora do concurso apresentarem-se impecáveis.
Nos últimos anos tenho criado canários de cor e porte, mas sem duvida a satisfação na criação de canários de canto clássico, superou em muito todas as minhas expectativas, são canários que durante a criação nos dão muito
pouco trabalho, pois são excelentes criadores, é normal na época de cria vermos ninhos com cinco ou seis filhotes, e as mães tratam deles com perfeição sem perder nenhum.
Assim como nos canários de corou de porte, podemos separar os filhotes, entre 28/30 dias. O ideal é nunca colocarmos os filhotes sozinhos nos primeiros dias, outra coisa importante é que o desenvolvimento inicial seja feito, em voadeiras grandes, pois como as aves de canto, serão confinadas em pequenas gaiolas individuais nos meados de março, os filhotes precisam aproveitar o máximo os primeiros meses de vida para desenvolver toda a sua musculatura e os órgãos internos.
Com certeza isso vai possibilitar aves mais fortes, que suportarão o rigor do treinamento.
E muito importante à observação diária do criador no desenvolvimento dos filhotes, a partir dos 50 dias devemos observar aqueles que estão churriando, esses devem ser separados, pois são os machos. As fêmeas que tem maior aptidão para o vôo e não conseguem imitar os machos, costumam impedir que os machos treinem. Essa medida é importante, pois vamos gradativamente separando os machos das fêmeas e quando chegar o momento de engaiolaros filhotes para treinamento, estes já estarão separados. Outro fator importante é possibilitar que os filhotes desenvolvam seu próprio canto, pois ai teremos a certeza, de que eles terão capacidade de transmitir geneticamente o seu canto na época de reprodução, pois quando colocamos um adulto como mestre ou fazemos do uso de fitas e cds, corremos o risco de um pássaro sem bagagem genética para o canto, aprender a cantar, mas ele não será capas de transmitir essas qualidades aos seus filhotes. Voltando ao nosso tema principal, vamos ao momento da individualização dos filhotes, recomendo que a partir do meio do mês de março os machos que já devem ter terminado a muda de penas, sejam individualizados nas gaiolas de treinamento, é importante que nos primeiros dias permaneçam uns vendo os outros e com a luz acessa, no momento de individualizar os canários e formar os conjuntos, devemos sempre procurar montar os conjuntos, entre os irmãos e primos, pois assim a chance deles terem a mesma voz e cantarem de forma semelhante, aumenta.
Após 10 a 15 dias, os filhotes já devem estar acostumados às gaiolas de treinamento, a partir daí vamos começar a colocar divisórias de "eucatex ou outro material que não possibilite ver através dele" entre os quartetos, para que eles não possam mais ver quem está a seu lado, e assim nada possa interferir no seu aprendizado. Mais uns 15 dias, já podemos começar a escurecer a sala de treinamento, pois nossos cantores desenvolverão melhor o canto.
A partir deste momento, o criador deve retirar um conjunto por vez do quarto de treinamento, e colocá-lo no claro por 10 a 15 minutos, é importante que nesse momento, o criador preste muita atenção, no canto dos seus canários, pois a partir de agora, vamos conferir se os primos e irmãos têm a mesma voz, casão contrário vamos remanejá-los, para que os conjuntos fiquem harmônicos, Nesse momento, é interessante que um criador experiente lhe dê orientação, pois os detalhes são muitos, eu tive a felicidade de contar com a ajuda, do Sr. José
Gonçalves e do seu filho Cláudio Gonçalves, que muito me ajudaram nessa fase. A partir daí, o treinamento deve ser feito de três a quatro vezes ao dia, sempre em horários alternados, e locais diferentes, assim os pássaros aprenderão que devem cantar, toda vez que forem expostos à luz, seja ela forte ou fraca. Com o passar dos dias, vamos escurecendo cada vez mais a sala de treinamento, no inicio de mês de junho, já devem estar no escuro absoluto, isso com certeza vai ajudar na hora do concurso.
E muito importante, fazermos anotações referentes aos conjuntos, se estão cantando, se demoram em cantar, se apresentam sujeira no canto, é com estas informações que vamos definir os quartetos que irão concorrer, por exemplo, os canários mais preguiçosos, que demoram mais para iniciar o canto, devem ser substituídos por outros, assim evitando aborrecimentos na hora do julgamento. Durante todo o treinamento é recomendado que a mistura de sementes seja de 50% de alpiste e 50% de colza, pois essa amacia o canto dos canários.
Apesar de trabalhoso, a preparação dos conjuntos é muito prazerosa, pois podemos acompanhar de perto a evolução que nossos filhotes tem com o treinamento.

Edson Oliveira

Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/01/2013
Idade : 31
Localização : Mauá
Clube : ABCO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PREPARANDO OS FILHOTES DE CANTO CLÁSSICO PARA CONCURSO

Mensagem  Luciano Fabrízio em Ter Jan 22, 2013 4:50 pm

Sou criador de harzer roller, são aves belissimas, com poucos criadores em nosso Brasil. Existe um clube especializado em SP, chama-se Roller Clube de São Paulo, no qual o presidente esta desenvolvendo um trabalho sério. E também arrebanhando criadores interessados a criar e conhecer a raça.

Luciano Fabrízio

Mensagens : 39
Data de inscrição : 21/01/2013
Idade : 41
Clube : AOC

Ver perfil do usuário http://canarilbariani.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum