SOS Canários
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Palavras-chaves

2013  

Últimos assuntos
» Canário Mehringer
Alojamento  - Conforto EmptySex Mar 01, 2013 1:21 pm por Francisco C. Bom

» MUDA DE PENAS
Alojamento  - Conforto EmptyQui Fev 28, 2013 6:37 pm por Francisco C. Bom

» CANARIOS AGATA AMARELO INTENSO E NEVADO
Alojamento  - Conforto EmptyQui Fev 28, 2013 4:34 pm por Edson Oliveira

» AMAS SECAS
Alojamento  - Conforto EmptySeg Fev 25, 2013 8:08 am por Francisco C. Bom

» Apresentação de Francisco C. Bom
Alojamento  - Conforto EmptySeg Fev 25, 2013 8:00 am por Francisco C. Bom

» TIPOS DE CANTO
Alojamento  - Conforto EmptyDom Fev 24, 2013 10:57 am por Canaril UFC

» EVITANDO OS ANTIBIÓTICOS
Alojamento  - Conforto EmptyDom Fev 24, 2013 10:24 am por Canaril UFC

» Avaliação do Lipocromo
Alojamento  - Conforto EmptyDom Fev 24, 2013 10:19 am por Canaril UFC

» O FRISADO GIGANTE ITALIANO
Alojamento  - Conforto EmptyDom Fev 24, 2013 9:36 am por Canaril UFC

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário


Alojamento - Conforto

Ir para baixo

Alojamento  - Conforto Empty Alojamento - Conforto

Mensagem  Canaril UFC Qui Jan 17, 2013 12:05 pm

Uma ave que esteja num lugar aprazível será sempre uma ave menos sujeita a doenças e comportamentos indesejáveis.

No caso das doenças, a ventilação, desumificação, humificação, aquecimento e pureza do ar são muito importantes no seu habitat artificial. Experimentei vários sistemas e penso que, o controlo aproximado de uma boa qualidade do ar é responsável pela diminuição de doenças respiratórias. Nos meus dois aviários tenho um sistema de turbina com uma calha regulado com um temporizador simples. Renova o ar periodicamente eliminando, em parte, poeiras evitando a estagnação do ar ao renová-lo.

Uso também um desumificador e um humificador, tentando estabilizar a humidade relativa. Os humificadores ajudam na filtragem do ar retendo poeiras e grande quantidade de água. Nos Invernos muito húmidos e frios tento manter a humidade entre os 65%. Em Invernos secos quando a humidade desce aos 40% ligo o humificador até aos 55%HR /70% HR. O problema da humidade não é linear existindo sempre grandes flutuações. Em Primaveras secas com HR de 30% e com as aves no ciclo de reprodução tento chegar aos 70% o que geralmente é muito difícil.

Em determinada altura da criação, por casualidade em duas vezes a HR chegou aos 90% HR de dia e de noite, a temperatura era de cerca de 20º máxima e de 15º mínima. Observei que todos os ovos que estavam previstos nascer nesses dias, nasceram com êxito e numa percentagem de nascimentos rondando os 90%. Pode ter sido coincidência no entanto aconteceu.

Não se pode generalizar os métodos atrás descritos como certos. O factor temperatura está associado à humidade relativa e à luminosidade. Por isso cada criador deverá estudar o método que melhor se adapta para o seu aviário. Geralmente adquire-se com o tempo.

Não se deve aquecer o canaril enquanto a criação não começa. Há criadores que nunca aquecem o aviário, mesmo com temperaturas muito baixas. Eu apenas aqueço o ambiente quando a temperatura é inferior a 5º mantendo-o a cerca de 8 a 9º. Mantenho também a mínima a cerca de 12º a 13º quando começa o ciclo reprodutivo retirando o aquecimento quando no exterior a temperatura está estabilizada.
Deve-se observar o comportamento das aves quando é inserido aquecimento. Este aquecimento não deve ser brusco mas sim introduzido gradualmente partindo da temperatura ambiente. Apesar de utilizar aparelhos que condicionam a temperatura, humidade e luz, tento cumprir com muito cuidado o evoluir da temperatura exterior. Acompanho as mudanças do clima fazendo apenas correcções nos dias atípicos. Assim deixo que os canários entrem na época do cio naturalmente. Julgo ser o mais adequado para que tudo corra bem.

Num canaril existem muitas poeiras, estas são compostas por ácaros, ovos de ácaros, bactérias, pó das penas e partículas nocivas para nós e também para os pássaros.

Utilizo um aparelho que é usado para o ambiente em que vivem os bebés recém nascidos e que consiste num cilindro em argila que aquece, incinerando as partículas em suspensão no ar. Embora trabalhe com calor consegue não aquecer o ar. As fêmeas quando estão no choco por vezes, pela sua quietude, tem problemas respiratórios. Com este incinerador de poeiras consegue-se evitar este problema em 70% dos casos.

**********************************************************************

Canaril UFC afro
Canaril UFC
Canaril UFC

Mensagens : 104
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 36
Localização : Sato André SP
Clube : SOBC

https://soscanarios.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos